A Cidade das Redes: Hollywood nos Anos 40

Um mês do Crítico à Beira de um Ataque de Nervos hoje.

Para marcar a data, estreamos a prometida seção de dicas de livros, com o clássico A Cidade das Redes: Hollywood nos Anos 40, de Otto Friedrich.

Voltei a ele em função da exposição sobre a era de ouro de Hollywood que estamos preparando na Cinemateca Capitólio, com curadoria da historiadora Alice Trusz, a inaugurar em outubro.

Publicado nos Estados Unidos em 1986, o livro de Friedrich foi lançado no Brasil em 1988, pela editora Companhia das Letras, e obviamente está fora de catálogo, mas pode ser facilmente conseguido nos sebos virtuais (as ofertas variam de R$ 5,85 a abusivos R$ 300,00).

Um calhamaço de quase 500 páginas que se lê com a mesma voracidade com que devoramos um romance policial dos bons, atravessando a madrugada para descobrir quem é o assassino (lembro, por exemplo, dos mistérios literários do escritor americano John Dunning protagonizados pelo detetive e negociante de livros raros Cliff Janeway).

O autor resgata os principais fatos da década que marcou o apogeu do sistema dos grandes estúdios hollywoodiano, desvendando seus bastidores e resgatando histórias deliciosas envolvendo alguns de seus principais protagonistas.

Tudo é bom, mas gosto especialmente das páginas que descrevem os embates da atriz Bette Davis com o chefão da Warner, Jack Warner, a presença estrangeira de intelectuais europeus fugidos do nazismo (entre eles, Bertolt Brecht, Thomas Mann, Igor Stravinski) em Los Angeles, as tentativas quase sempre frustadas de escritores como F. Scott Fitzgerald, Dashiell Hammett, Raymond Chandler, Lillian Hellman ou William Faulkner trabalharem como roteiristas de cinema, e a perseguição aos intelectuais de esquerda por parte do Comitê de Atividades Antiamericanas liderado pelo infame senador Joseph McCarthy.

Vale muito mergulhar nas páginas desse livro sensacional, a ser saboreado em meia dúzia de sentadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s